domingo, 30 de agosto de 2009

Latte Art - Como iniciar na arte com leite

Dando continuidade sobre o post Cappuccino , segue um vídeo bem interessante pra Latte Art para iniciantes.
Dá dicas de vaporização, porém com detergente, inicialmente, evitando assim o desperdício de leite no treino. Além desta técnica, inicia também os conceitos de Latte Art e a maneira que devemos despejar o leite na xícara, com fluxo intermitente, entre outras dicas legais.

Espero que gostem!


Um abraço,

Luiz Carlos Ongaratto

Novo Espaço do Café

Caros amigos,
Infelizmente nos últimos dias, não foi possível postar novidades no Espaço do Café. Estou desenvolvendo um novo empreendimento em Belém do Pará, que irá trazer novidades para a cidade e novos hábitos de consumo de Café.
Em breve, haverá uma cafeteria Espaço do Café, além da venda de Cafés Especiais, Máquinas de Espresso, acessórios para baristas, entre outros itens relacionados.
Outra novidade, também para Belém, é que haverá cursos de Barista, degustação de cafés, workshops, minicursos e uma confraria para degustação de cafés especiais de diversas origens.
Um abraço a todos, nos vemos em breve.
Luiz Carlos Ongaratto

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Descalcificação de Máquinas Domésticas

Dando continuidade ao post sobre manutenção, a descalcificação é um procedimento importante que deve ser realizado periodicamente para evitar danos à sua cafeteira.
Consiste em retirar resíduos sólidos de cálcio (calcário) da caldeira da máquina de café provenientes da água. Deve-se realizar a descalcificação a cada 200 cafés ou de 2 em 2 meses para manter sua cafeteira funcionando normalmente e sem problemas como a perca de temperatura da caldeira, resíduos e partículas sólidas no café, fluxo pequeno de água, entre outros.

Há produtos específicos para este fim, encotrados em lojas especializadas como a Café Fácil ou a loja da Saeco on-line.

Porém, caso não encontre ou ache o custo do produto elevado, descalcificação deve ser feita da seguinte forma:

1-Encha o reservatório de água com 500ml de água

2-Dissolva 2 colheres (30g) de ácido cítrico (encontrado facilmente em farmácias de manipulação, lojas para laboratório)

3-Desencaixe o porta-filtro e coloque um recipiente embaixo da máquina para aparar a água

4-Ligue a máquina até que o indicador de temperatura para café esteja OK e aperte o botão para ligar

5-Extraia metade da solução neste processo

6-Desligue a máquina

7-Deixe a solução agir por 15 a 20 minutos

8-Ligue novamente e extraia o restante da solução

9-Para enxaguar, encha o reservatório com água limpa e extraia água até o mesmo ficar totalmente vazio por 2 vezes .
Um abraço,
Luiz Carlos Ongaratto

Limpeza e manutenção de máquinas de espresso domésticas

Um ponto importante para sempre tirar um bom espresso na sua máquina em casa, é a limpeza e manutenção periódicas.
Porém muitas vezes nos esquecemos ou ficamos com receio de fazer um procedimento bem simples e que vai fazer diferença na conservação e durabilidade da sua máquina.
Os manuais, para algumas pessoas, podem parecer complexos ou realmente não possuem clareza suficiente para realizar esse procedimento, e também na internet, esta informação, quando há, está bastante espalhada ou em sites em inglês, o que pode dificultar por possuir uma linguagem com termos técnicos.
Sendo assim, vou mostrar um passo-a-passo com dicas importantes para a limpeza de máquinas domésticas, sendo que as fotos serão de uma máquina Delonghi EC330, porém é aplicável para diversas máquinas de outras marcas e modelos.

Limpeza de Máquinas Domésticas
Sempre que for iniciar a limpeza, certifique-se que a máquina não está plugada na tomada e não esteja quente, para não haver queimaduras e possibilidades de choque elétrico. Nunca utilize detergentes abrasivos para limpar o corpo da máquinas, utilize apenas um pano úmido.
Porta-Filtro e Filtro
Retire o porta-filtro e desacople o filtro da cafeteira.
Limpe o interior do porta-filtro com uma escova e detergente neutro.
Para limpar o filtro, desacople totalmente o dispositivo emulsionador, a junta de vedação de borracha e retire o filtro metálico.
Lave cuidadosamente todos os itens com água quente, detergente e uma escova para retirar todos os resíduos. Caso ainda persistam, utilize um alfinete para limpar o filtro metálico. Nenhum buraco deve estar obstruído.

Duche da Caldeira
A cada 300 cafés, aproximadamente, deverá ser feita a limpeza do duche da caldeira para a retirada de resíduos de café que ficam acumulados no filtro do duche e na borracha de vedação.
Com uma chave de fenda, desaparafuse o parafuso que fixa o filtro do duche da caldeira.
Com o auxílio de uma chave ou espátula, retira a borracha de vedação e efetue a limpeza no duche com um pano úmido.
O filtro do duche deverá ser limpo com escova e água quente, devendo-se observar se não há nenhum orifício obstruído. Caso haja, deverá ser feita a limpeza com alfinete.
A borracha de contenção deverá ser limpa com detergente neutro e água quente.

Espero que as dicas de manutenção e limpeza sejam úteis e que tirem algumas dúvidas, porém se precisarem de mais informações, me mandem um email ou deixe um comentário que o responderei o mais rápido possível.

Um abraço a todos,

Luiz Carlos Ongaratto