Um fator imporante para o sucesso de um estabelecimento que vende café, como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e principalmente as cafeterias, é o fornecimento de café.
Principalmente em regiões mais distantes dos grandes centros produtores(Sudeste e Sul), como o Norte e Nordeste, são bastante carentes em fornecimento constante de cafés com torra fresca.
Na maioria das vezes, recorre-se a atacadistas ou supermercados, que possuem apenas grandes marcas de café, porém torrados há mais de 3 meses, o que compromete muito o sabor e aroma da bebida.
Esta realidade inibe bastante o consumo de café, pois o cliente acaba não conhecendo o que realmente é um café de qualidade, com características gourmet. Tendo como única alternativa, tomar um bom café somente quando viaja ou se comprar pela internet um grão de qualidade a um preço bem mais caro por conta do frete e fazer em sua máquina doméstica.
O café deve chegar na xícara do consumidor final, a partir da segunda semana de torra, ali em torno do oitavo dia, porém não é uma regra ortodoxa a ser seguida à risca. Muitos dizem que o café tem que ser servido após o quinto dia, ou décimo quinto, mas há um consenso que tem que ser servido fresco, até trinta dias após a torra, o que viabiliza a logística e o negócio de cafeteria.
O parceiro que irá escolher para sua cafeteria, deve ser alguém que entenda as suas necessidades e a distância relativa da torrefação.
O Espaço do Café trabalha com a Baggio Coffees, e desenvolvemos um fornecimento constante com alto padrão de qualidade para a região Norte do País, inicialmente por Belém-PA.
A Baggio é uma empresa que zela muito pela qualidade e satisfação do cliente, onde fornece uma diversidade de grão de regiões diferentes, café torrado e moído, sachês ESE e também cafés aromatizados.
Desenvolvemos uma logística bem interessante: o café é torrado, empacotado e enviado em até 1 dia para Belém, através da transportadora. O prazo de entrega é de 7 dias corridos, ou seja, neste período o café já vem descansando e já chega no ponto para servir aos nossos clientes.
Uma dica é que se tenha o estoque de café renovado a cada semana ou até 15 dias, com uma margem de segurança caso a transportadora atrase.
Outra coisa legal é se fazer um único pedido por mês, e fracionar a entrega, ou seja, o café é embarcado a cada semana, o que reduz o espaço de armazenamento no estoque e aumenta a venda de café, pois sempre será servido um café de alto padrão para o cliente.
Espero que tenham gostado da dica de hoje, qualquer dúvida, me mandem um email.
Um grande abraço pra todos.
Luiz Carlos Ongaratto
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