quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Descalcificação de Máquinas Domésticas

Dando continuidade ao post sobre manutenção, a descalcificação é um procedimento importante que deve ser realizado periodicamente para evitar danos à sua cafeteira.
Consiste em retirar resíduos sólidos de cálcio (calcário) da caldeira da máquina de café provenientes da água. Deve-se realizar a descalcificação a cada 200 cafés ou de 2 em 2 meses para manter sua cafeteira funcionando normalmente e sem problemas como a perca de temperatura da caldeira, resíduos e partículas sólidas no café, fluxo pequeno de água, entre outros.

Há produtos específicos para este fim, encotrados em lojas especializadas como a Café Fácil ou a loja da Saeco on-line.

Porém, caso não encontre ou ache o custo do produto elevado, descalcificação deve ser feita da seguinte forma:

1-Encha o reservatório de água com 500ml de água

2-Dissolva 2 colheres (30g) de ácido cítrico (encontrado facilmente em farmácias de manipulação, lojas para laboratório)

3-Desencaixe o porta-filtro e coloque um recipiente embaixo da máquina para aparar a água

4-Ligue a máquina até que o indicador de temperatura para café esteja OK e aperte o botão para ligar

5-Extraia metade da solução neste processo

6-Desligue a máquina

7-Deixe a solução agir por 15 a 20 minutos

8-Ligue novamente e extraia o restante da solução

9-Para enxaguar, encha o reservatório com água limpa e extraia água até o mesmo ficar totalmente vazio por 2 vezes .
Um abraço,
Luiz Carlos Ongaratto

146 comentários:

  1. Obrigado, minha cafeteria (cube espressione) esta com 3 anos, nunca fiz isso, hoje ela esta bem fraquinha, pensei ser a bomba, porém, pode ser essa a solução! Vou tentar, Vlw!
    Abraço,s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a nossa Saeco, não está moendo o café (acende a luz vermelha), já fizemos todos os procedimentos e tbm lubrificamos as peças, ela voltou a funcionar, mas por pouco tempo... O que podemos fazer (obs: aki não temos assistência) abs,

      Excluir
    2. envie um e-mail para multipartesespresso@gmail.com vou ajuda-los

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Obrigado pela dica, funcionou perfeitamente!

      Excluir
    5. Usem sempre água filtrada devido cloro entupir caldeira .ótimo post

      Excluir
  2. Retornando com o resultado, ontem comprei o acido cítrico em função da dica, para ver se minha cafeteria cube espressione, depois de 3 anos de uso, voltava a ter mais potência, pois eu acreditava que já teria que investir em uma nova, pois poderia ser problema da bomba, pois a mesma estava quase gotejando para tirar um café.
    O resultado de sua dica é impressionante! Minha cafeteria parece nova, esta funcionando novamente! Paguei 6 reais por 30g de acido cítrico! Nunca imaginei que havia necessidade de descalcificação, que eu me lembre, no manual tb não consta nada!
    Estou bastante feliz e agradecido!
    Muito Obrigado!
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a nossa Saeco, não está moendo o café (acende a luz vermelha), já fizemos todos os procedimentos e tbm lubrificamos as peças, ela voltou a funcionar, mas por pouco tempo... O que podemos fazer (obs: aki não temos assistência) abs,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Cara,
      A minha estava ligada no voltagem 110V e a maquina é 220V, Aconteceu o mesmo problema que voce mecionou. Coloquei na tensão 220V, ficou 10!!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Poxa, vou tentar isso, a minha cube 2 espressione está com +-6 anos, nunca fiz descalcificação, como disse, não conta nem no manual, estava quase trocando a bomba, mas antes vou tentar isso. Muito obrigado!

      Excluir
  3. Oi, adorei a dica, pois é muito caro o produto, fui ontem e comprei o acido cítrico por 10,00, sendo que iria gastar 90,00, é que a minha máquina é nova e pede para fazer a descalcificação de 200 em 200 doses.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Senhores,
    acabo de comprar 100g de ácido citrico por R$5,00 em uma farmácia de manipulação.
    Att,
    Charles.

    ResponderExcluir
  5. Sempre soube que a água em alguns continentes é considerada 'dura', e por este motivo há uma necessidade constante de descalcificar máquinas de lavar roupa,louça, cafeteiras, etc.
    Aqui no Brasil, sempre achei que acontecesse o contrário, falta de calcio. Sempre estive errada?
    Se usar uma produto descalcificante ou ácido cítrico, este não poderia danificar borrachas e outas peças? Duvida cruel...

    ResponderExcluir
  6. Jamil - Piracicaba SP19 de junho de 2011 às 14:49

    acidi citrico?? não danifica amaquina??? vale a economia?

    ResponderExcluir
  7. Comprei o acido em uma loja de doces/ produtos para doceiros. 40g por R$1,79.

    Daqui a pouco vou ver o estrago que vai fazer!

    ResponderExcluir
  8. Ouvi dizer, e já usei, apenas coca cola... ela contém acido citrico, e deu certo

    ResponderExcluir
  9. Desculpem-me, a coca cola contém acido orto fosforico que é muitas vees mais "eficiente", para não dizer corrosivo, do que o cítrico... daí a sua eficiência para a descalcificação de máquinas de café. É ele que dá a sensação de limpeza após a ingesta do refrigeranta, ele literalmente chupa o cálcio dos nossos dentes, dái funcionar tão bem na descalcificação das máquinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Excelente !!! a coca cola desentupiu a máquina que utilizamos para fazer café aqui na empresa. No caso era uma Britânia. Ficou muito mais barato que o ácido cítrico que custa em torno de 28,00 30g.
      Agradeço a informação

      Excluir
  10. Como explicar tenho uma saeco royal digital, nunca descalcifiquei a 16 anos ela trabalha em casa fez
    48.000 mil cafezinhos .

    E agora descalcifico ou não a aguá no Estado de SP
    deve ser ideal para as maquinas pois nunca tive problemas.

    ps- só eu uso a maquina.

    ResponderExcluir
  11. Amigos uma dúvida, a minha maquina de café Saeco stratos agora mostra a função "DESCALCIFICAR/PURGAR" assim que é ligada, diante disso como devo proceder. Fico agradecido pelo apoio. João(Fortaleza)

    ResponderExcluir
  12. Olá João (Fortaleza).
    A água que usamos para fazer café é água potável, portanto composta de sais minerais dos mais diversos, dependendo da região e da fonte. Essa água gera um acumulo de sais nas partes internas do boiler de aquecimento e vai diminuindo a bitola de passagem da água quente. Portanto vale muito a pena fazer periódicamente a descalcificação com ácido cítrico, fique tranquilo que ele não vai atacar as borrachas e vedações. Falo isso com conhecimento de causa, pois sou especializado em vaporetos e maquinas de café em São Paulo e na bancada,com as máquinas abertas, esses sais viram uma pasta de algo que parece feita de areia com borra de café! Espero que tenha lhe tirado as dúvidas.
    Abraço
    França

    ResponderExcluir
  13. OLA, ADOREI A DICA DO ÁCIDO CÍTRICO. MINHA CAFETEIRA É MONDIAL E HAVIA DEIXADO DE LADO POIS FAZIA UM BARULHO ESTRANHO E APENAS GOTEJAVA. MEU MARIDO FEZ O TESTE ONTEM E HOJE TOMAMOS UM EXPRESSO MARAVILHOSO!!! OBRIGADA!!!
    ANAMARIA COIMBRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usem sempre água filtrada devido cloro entupir caldeira .ótimo post

      Excluir
  14. Alguém pode me ajudar: minha máquina chef electrolux está lançando o café para fora antes de passar pelo filtro. Estou usando pó de café comum, será que é por isso. Quem poder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  15. A minha máquina De Longhi está acusando a necessidade de descalcificar com apenas 02 meses de uso.
    Nesta máquina tbém posso usar o ácido cítrico?
    Obrigado
    Alberto Neves - Ponta Porã - MS

    ResponderExcluir
  16. Desculpe - complementando o post anterior
    (o manual diz o seguinte:
    coloque no reservatório de água um frasco de descalcificante Durgol de 125 ml juntamente com um litro d'água.
    Podem me dizer o que corresponde este 125ml em ácido cítrico?
    Alberto Neves - Ponta Porã - MS

    ResponderExcluir
  17. Ola temos uma maquina saeco phidra e ela esta com uma mensagem para esvaziar a borra e nao sabemoa como fazer isso.

    ResponderExcluir
  18. olá,aonde encontro esse produto? Moro em BH/MG.

    Att

    Vek

    ResponderExcluir
  19. 23 de maio 2013
    Ontem li neste site essa dica do acido cítrico.
    Minha Saeco Odea Go entupiu de uma vez...Hoje comprei acido cítrico em uma loja de artigos para doceiros - 50g por R$ 2,63 - dissolvi no volume de agua do reservatório e executei as fazes indicadas pelo fabricante. Fiz uma limpeza geral na máquina e ...pronto. A cafeteira funcionou perfeitamente. WA78

    ResponderExcluir
  20. Lavei a minha com gasolina e bastante água depois. Ficou com cheiro estranho mas com o tempo saiu e ficou muito com o resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sério mané!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. kkkkkkkkk...cada louco que aparece!

      Excluir
    4. Esse Trollou forte a galera, e é bem capaz de algum zé fazer igual!!!!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Bom, se ele está aqui se manifestando, é sinal que não tocou fogo, prá acelerá. kkkkk

      Excluir
  21. Boa tarde,preciso fazer a limpeza da minha maquina saeco magic deluxe e não tenho nem ideia de como é feito alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. envie um e-mail par este endereço que vou ajuda-la.
      multipartesespresso@gmail.com

      Excluir
  22. boa tarde.
    tenho uma saeco vienna digital. tirava cafés muito bem, decidi seguir a dica do acido cítrico, só que depois de descalcificada o displey tem encher deposito de agua mas ele está cheio. entupida não está porque quando meto descalcificar, a agua sai com força na saída de vapor.mas depois volta ao mesmo( encher deposito de agua)o que pode ser? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde!
      seu problema seria de identificação de água, e não de entupimento
      na caldeira.

      f:(81) 8834-1933
      (81) 9715-8081

      Excluir
  23. Bom dia!!!
    Tenho uma Gaggia Única e está pedindo para descalcificar,o descalcificante marca Gaggia é muito caro e com um mes de uso já tenho que usá-lo. Acho que teria que descalcificar todo mes. Eu poderia usar o ácido citrico ???
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde!
      use sempre os produtos originais em seu equipamento pois ele lhe custou caro.

      f:(81) 8834-1933
      (81) 9715-8081

      felipe

      Excluir
  24. AURELIANO PONTES
    Ontem comprei 100g de ácido cítrico por R$ 2,95 em uma loja de produtos para perfumaria, fiz o procedimento sugerido para a descalcificação. O resultado não poderia ser melhor, minha cafeteira possui hoje pouco mais de dois anos de uso e agora está novamente com uma vazão d'água igual a quando comprei!
    Na loja me informaram que o ácido cítrico que eles vendem é puro e, portanto, pode ser usado na produção de alimentos e/ou descalcificação de equipamentos (cafeteiras, máquinas de lavar louças, etc). Mas como precaução, após a limpeza, fiz 3 enxágues ao invés 2 como sugere o artigo.

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma maquina saeco stratos e apresenta-me a função "PURGAR" li num site que bastava rodar o botão de vapor para purgar todo o sistema, efectuei esses passos varias vezes mas não resultou, deita agua quente pela saida do vapor mas de seguida volta a a mesma opção "PURGAR" se carregar 5 segundos no botão "ENT" tenho acesso ao sub-menu que funciona bem mas mais nada funciona, que devo fazer? os meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, obrigado pela dica.

    Comprei na Asher 1kg de acido citrico por 14,25

    ResponderExcluir
  27. Será que me podem ajudar respondendo ao post de 18 de setembro ás 09.05? Problemas com máquina saeco stratos?

    ResponderExcluir
  28. para descalcificar a saeco entre na programação e com as teclas do café vai até a descalcificação tecle ent e abra o registro de água para a solução do reservatório sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde!
      use descalsificante saeco vale apena o produto é de qualidade funciona mesmo.
      felipe b lima

      f:(81) 8834-1933
      (81) 9715-8081

      Excluir
  29. Posso passar o acido cítrico também em máquinas profissionais? Qual a solução usada e como usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde!
      se for limpeza do grupo café seria feito com cafiza
      se for limpeza de caldeira com um descalsificante

      felipe b lima

      f:(81) 8834-1933
      (81) 9715-8081

      Excluir
  30. Onde consigo o manaul da maquina saeco modelo Incanto, pois estou tendo dificuldade para descalcificar ela não funciona a luz vermelha esta acesa.

    ResponderExcluir
  31. Tenho que abrir a maquina saeco modelo incanto para descalcificar, ela não esta funcionando o botão de agua esta aceso e não funciona

    ResponderExcluir
  32. Ótima dica brigadinha meu querido, minha cafeteira voltou a funcionar muito bem

    ResponderExcluir
  33. Luiz Carlos segundo o manual da CAFETEIRA ESPRESSO COFFEE CREAM apos retirarmos o cafe (sem sache) o pó deveria fica seco isso indica que o cafe foi retirado da maneira correta nunca o meu pó fica seco imediatamente apos a retirada do cafe o que sera que estou fazendo de errado ( o cafe fica bom mesmo assim e com aquela espuminha)

    ResponderExcluir
  34. Adorei a dica do acido citríco, funciona mesmo. Minha cafeteira ficou um avião. O cafezinho sai uma beleza.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde a todos
    será que alguem me pode ajudar, pois tenho uma saeco royal exclusive e de um momento para o outro quando se liga aparece o seguinte:"Bloq. Niv. Aquec." e não deixa fazer mais nada. Alguem sabe o que possa ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com o mesmo problema ,alguem sabe o que possa ser ? e vc Luis , conseguiu resolver ?

      Excluir
    2. tbm estou com esse problema

      Excluir
    3. B estou com este problema alguem pode ajudar

      Excluir
    4. Boa tarde. Esse problema acontece quando o "circuito elétrico" da temperatura da máquina é interrompido!!! Em primeiro lugar, verifique os sensores do aquecedor de xícaras, e a continuidade desses fios (amarelos). Depois verifique o sensor de caldeira. E por último, entre na programação da máquina, para saber o valor da temperatura permitida da caldeira!!! Se não souber entrar na programação, mande um e-mail: contatocafeblu@hotmail.com

      Excluir
    5. O contato correto é: contatocafeblu@gmail.com

      Excluir
  36. Boa tarde
    Estou com problema na Saeco Incanto Alguém pode ajudar
    É o seguinte quando ligo a Saeco Incanto as 2 luzes das chávenas ficam intermitentes quando vão passar para fixo ela acende a luz de descalcificação e começa a sair durante uns momentos água bastante quente pelas saída do café depois para e fica pronta a trabalhar Como posso retirar este processo inicial Obrigado

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pela dica, comprarei amanhã mesmo o ácido cítrico e depois te informarei do resultado.

    ResponderExcluir
  38. A 5 meses fiz a descalcificação com acido citrico no dia beleza hoje a máquina esta toda corroida por dentro, não serve mais para café me ferrei com essa coisa.

    ResponderExcluir
  39. comigo também aconteceu isso corroeu a caldeira, deu vazamento na segunda vez que usei

    ResponderExcluir
  40. olá pessoal fiz a minha descalcificação com vinagre e deu certo, minha máquina ficou perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a quantidade você usou e que tipo de vinagre?

      Excluir
    2. Nunca usa-se vingre vai danificar sua máquina

      Excluir
  41. Tenho uma máquina de café saeco stratos fiz a descalcificacao seguindo as instruções abaixo indicados tirei a solução pela parte do vapor e ela continua a pedir a descalcificacao que devo fazer

    ResponderExcluir
  42. Meu nome Marcelo,
    possuo uma maquina Saeco Stratos e gostaria de saber como fazer suas regulagens com os dispositivos na lateral desta maquina , o de moagem e o com sinalização + e - , necessito tambem de saber como adquirir o manual deste modelo de maquina.
    e-mail mccanesin@terra.com.br

    ResponderExcluir
  43. QUANTA MÃO DE OBRA. NÃO SERIA MAIS FÁCIL TROCAR O CALCÁREO USADO POR UM NOVO?

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, possuo uma cafeteira Tres Corações modelo S04, que começou a pedir pra descalcificar sera que alguem pode me ajudar pois o descalcificante e dificil de achar e muito caro.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia. Obrigado pelas dicas. Fiz com coca cola. Ficou perfeita, como nova. Abraços.

    ResponderExcluir
  46. adorei a dica, pois em minha cidade não encontro o descalcificante para comprar e pela internet com o frete fica caro, porque é um procedimento que deve ser feito habitualmente. Vou fazer hoje mesmo, muito obrigado

    ResponderExcluir
  47. Bom dia, temos uma Saeco Xmall que está saindo pouco café (gotejando) e bem morno... nunca fizemos a descalcificação, seria este o caso? A dica de usar ácido cítrico serve para este modelo também? Como usar? Na minha cidade não há manutenção da marca. Agradeço imensamente uma breve resposta pois usamos muito a cafeteira!

    ResponderExcluir
  48. Fiz todo o procedimento conforme descrito (tenho uma Delonghi EC220) e logo após tentei tirar um expresso, porém não consegui, continuo com o mesmo problema que estava tendo, de gotejar muito devagar... Aí pensei que não tinha dado certo, mas esperei a máquina esfriar por mais de duas horas, aí tentei tirar um expresso de novo e saiu perfeito, o fluxo do café saiu forte como antes. Hoje de manhã tirei outro expresso e saiu perfeito também...

    A conclusão que tirei é que pelo menos este meu modelo de cafeteira não aguenta ficar ligada muito tempo, pois aquece muito e não funciona direito... Acredito que o procedimento com o ácido tenha ajudado também, pois antes nem com a máquina acabada de ligar não funcionava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma coisa comigo!!! Sendo que estava dando para tirar um expresso, resolvi descalcificar para melhorar ainda mais! E depois parou!! Mas, creio que seja devido a ter ficado muito tempo funcionando para a descalcificacao e depois enxague! Tomara que seja isso!!

      Excluir
    2. Isso tambem na Ec220. Ficou pior!! Vamos aguardar ela esfriar!

      Excluir
  49. Tenho uma Odea Go ja a algum tempo e nunca tive problema, faço a descalcificação sempre que solicitado e limpeza. Só q ao efetuar a ultima limpeza não consegui retirar a peça. Alguém poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Minha cafeteira é philips saeco xsmall. acendeu a luz da borra e não apaga mais, ja fiz a limpeza e não esta funcionando, pois a luz continua acessa. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! entra no youtub e assista o vídeo ..passo a ´passo...escreva o modelo da máquina e suas característica.

      Excluir
  52. Como devo proceder para desencaixar o filtro da máquina saeco xsmall ?Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Entra no youtub e baixe o vídeo, explica passo a passo....boa sorte.

      Excluir
  53. Olá! Tenho um Saeco Odea Giro, o café não sai pelos bicos porque a água está caindo no reservatório lixo do pó.
    Já fiz descalcificação como faço normalmente, mas nada de café.
    Você poderia me falar o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde! Entra no vídeo no youtub , ele dá o passo a passo....

      Excluir
  54. Senhores.
    Fui comprar o Ácido Cítrico aqui no Recife e não permitiram. Preciso de receita... :(
    E em duas farmácias me perguntaram a concentração do Ácido para elaborar...

    ResponderExcluir
  55. Olá, consigo serve para máquina de café expresso da TRES? Utilizo a medida informada? Abraços

    ResponderExcluir
  56. Olá, consigo serve para máquina de café expresso da TRES? Utilizo a medida informada? Abraços

    ResponderExcluir
  57. Olá, consigo serve para máquina de café expresso da TRES? Utilizo a medida informada? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu segui as instruções e deu certo Marcia, a minha também é TRES

      Excluir
  58. Muito obrigado pela dica, consegui economizar com ela.

    ResponderExcluir
  59. Deu certo com a minha tres. O único inconveniente foi o preço o ácido citrico, R$30,00 por 30g.

    ResponderExcluir
  60. Fui procurar esse Ácido Cítrico em farmácia de manipulação, também pediram a receita. Acabei encontrando no site da BarraDoce por R$ 2,70 o pote com 40 gramas, comprei em conjunto com o pessoal e dividimos o frete. Funcionou muito bem, espero não ter problemas de corrosão no futuro.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite, estou comprando uma Saeco incanto luxe mas o café está saindo fraco, poderia me ajudar, o que pode estar acontecendo. Grato.

    ResponderExcluir
  62. Oi o porta filtro que menciona é onde cai o café moído? Minha saeco small está moendo mas não processa o café e despeja o café no porta resíduo nunca fiz esse processo desafinar e já a tenho a dois anos

    ResponderExcluir
  63. Oi o porta filtro que menciona é onde cai o café moído? Minha saeco small está moendo mas não processa o café e despeja o café no porta resíduo nunca fiz esse processo desafinar e já a tenho a dois anos

    ResponderExcluir
  64. o acido cítrico é encontrado em lojas de venda de produtos para padarias e sorveterias... custou 3,90 40g aqui em Manaus...

    ResponderExcluir
  65. Ola bom dia ...alguém que me possa ajudar por favor :( :(
    Tenho uma máquina de café saeco stratos e esteve para algum tempo, agora no não sai água nem vapor e no visor fiz para fazer a descalcificacao!! E que posso fazer para resolverresolver este problema!...nem no inicio no auto teste da maquina não sai água :((( ajudem-me por favor!!..obrigada

    ResponderExcluir
  66. Ola bom dia ...alguém que me possa ajudar por favor :( :(
    Tenho uma máquina de café saeco stratos e esteve parada algum tempo, agora no não sai água, nem vapor e no visor fiz para fazer a descalcificacao!! O que posso fazer para resolver este problema!...nem no inicio no auto teste da maquina não sai água :((( ajudem-me por favor!!..obrigada

    ResponderExcluir
  67. Minha cafeteira não sai o cafe, oque tenho que fazer, porque procurei eu não achei assistencia tecnica em piracicaba sp - Cafeteira Saeco Sadea GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TECNO SERVICE ELETRONICA LTDA - ME
      contato@tseletronica.com.br
      19 34340454
      rua manuel ferraz de arruda campos 565 loja 47
      CEP: 13419130 - Piracicaba - São Paulo

      Excluir
  68. ALGUEM PODE ME AJUDAR: TENHO UMA MEROL 710 - AUTOMATICA, QUANDO APERTO O VAPOR ELA NAO FAZ NADA.... E SE MANDO SAIR APENAS AGUA QUENTE TUDO ESTA NORMAL, O CAFE TEM A TEMPERATURA CERTA.... SO O VAPOR QUE NAO SAI NADA....

    ResponderExcluir
  69. BoA tarde! Tenho uma cafeteira saeco xsmall. Na hora de fazer o café ela solta água por baixo. Isso é normal? Pq se for é muito desagradável Pq faz uma molhado irá onde ela fica.

    ResponderExcluir
  70. Pode tentar com aquela pastilha corega de limpar dentaduras também,o componente principal é ácido cítrico

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde! tenho uma maquina de café Saeco Vienna Digital. Esqueci de desligar e ela passou a noite ligada. No outro dia tirei 2 cafés e quando fui tirar o terceiro percebi que estava desligada. tentei ligar novamente e não liga. O que pode ter acontecido? Que peça pode ter queimado?

    ResponderExcluir
  72. Tenho uma máquina Expresso três corações, e ela está entupida,como faço para desentupi_la?

    ResponderExcluir
  73. Obrigada pela dica. Usamos suco de limao na falta do acido citrico que tu indicaste. O suco concentrado com 500ml de agua funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  74. Tenho uma maquina lavazza,ela esta com uma falha no distribuidor. Aguem sabe como resetar essa falha?

    ResponderExcluir
  75. Pode ser usado em uma lavadora á vapor?

    ResponderExcluir
  76. olá, minha cafeteira n está funcionando
    eu ligo, ela esquenta a água mas a água n sai. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  77. olá, minha cafeteira n está funcionando
    eu ligo, ela esquenta a água mas a água n sai. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  78. Amigo, poderia me ajudar? Tenho uma Saeco Charisma. Ela fica ascendendo todo instante como se n~ao houvesse agua no reservatorio, porem ele esta cheio. Dai eu tenho que fazer succao no encaixe da maquina onde o reservatorio de agua eh conectado, dai a luz apaga e ela funciona. Depois de uns dois cafes volta o problema. Tem alguma sugestao?

    ResponderExcluir
  79. Alguém conhece uma assistência técnica que conserte máquina de café expresso Saeco em Belem-Pa?

    ResponderExcluir
  80. boa tarde,minha cafeteira é uma saeco royal office,ela esta com a seguinte mensagem no vizor (carre:circuito) e não funciona ,alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  81. Boa noite:
    Tenho uma Saeco Xsmall,as vezes a mesma faz a moagem e em seguida joga o pó fora e acende a luz vermelha como se o compartimento de borra estivesse cheio.Mesmo com a luz acesa inicio o processo novamente ai funciona normal,ou descarrego um pouco de água girando o botão para a direita,a luz apaga,mas nem sempre resolve.Já fiz varias descalcificação com ácido cítrico,mas o problema continua.
    Não sei se fui bem claro na minha explicação,mas alguém poderia me ajudar.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou com o mesmo problema.
      E agora a maquina acendeu todas as luzes e não funciona mais. Qdo ligo a cafeteira solta a agua, mas qdo aperto o botão para fazer o café, ela faz um barulho estranho e acende todas as luzes...
      Alguem sabe como me ajudar?

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema ela faz o ciclo de limpeza normal e depois quando aperto pra fazer café pisca as 4 luzes ao mesmo tempo

      Excluir
  82. Pergunta: 1. Suco de limao funciina?
    2. Coca cola funciona?

    ResponderExcluir
  83. Boa noite,
    Tenho uma Saeco Intelia e ela fica com a luz vermelha acesa e não sai da função "calc clean". Já utilizei todo o reservatório de água no processo de descalcificação e ainda assim a máquina não funciona.
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  84. Tenho uma gaggia unica...qdo aperto para fazer o café O moedor não funciona e acendem todas as luzes vermelhas....será que queimou o motor do moinho ou o sensor do moinho está queimado?

    ResponderExcluir
  85. Olá amigo, é muito difícil o moinho ter queimado, o mais comum é a mola do porta escova ter quebrado, sou técnico especializado em máquinas automáticas.Cel 011 97483 0070

    ResponderExcluir
  86. bom dia tenho uma maquina de café Philips xsmall ela esta soltando agua por baixo e não sai o café o que eu faço alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  87. Bom dia Luiz Carlos. Fiz o que voce recomendou e minha maquina melhorou bastante Me mudei para o litoral e tentei achar o acido cítrico em farmácias de manipulação e não encontrei então me recomendaram que espremesse 3 limões e depois coasse o suco e dissolvesse no reservatório cheio de água. Fiz o mesmo procedimento sem o acido mas com o suco dos limões. Ficou bom. Somente uma alternativa para quem não encontrar o acido como foi no meu caso. Grande abraço.
    Paulo Coimbra

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde
    Tenho uma Saeco Odea go e ela está soltando muita água fazendo o café ficar fraco, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  89. Tenho uma mondial nunca descalcificação, uso a mais de 3 anos sempre com água filtrada reservatório, pois o cloro e minerais calcificação a caldeira, porém vou fazer a descalcificação para limpeza, obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  90. Tenho uma Philips SAECO Xesis que pede descalcificação a cada 15 dias. Já fiz o processo há vários meses. Apareceu um vazamnto tive de levar para a assistência que com uma fita isolante resolveu o problema. Mas a máquina continua pedindo para descalcificar. Aí, lá na assistência descobriram que a "dureza" da água estava em nível 4 (o mais alto), baixaram para nível 1 e asseguraram que ela só pedirá descalcificação daque a dois meses, mais ou menos. Outro problema: o fluxo do café está quase parando, demora muito, muito tempo para terminar e não enche mais uma xícara.
    Pergunta: a coca-cola pode ser usada no lugar do líquido da Saeco? E o ritual é o mesmo? Qual a quantidade de água no reservatório?
    Agradeço, penhoradamente, qualquer ajuda nesse sentido.

    ResponderExcluir
  91. minha maquina saeco office avisou que precisava de agua, colocamos e agora fica aparecendo uma mensagem de encher o dep. de agua. Alguem poderia ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro passo, veja se a bóia de niven está pra cima, segundo passo, testar o sensor da água, ( fica dentro da máquina ) terceiro passo. Verificar placa eletrônica principal.

      Excluir
  92. Oi amigo, pode me ajudar, como descalcificar uma Ariete Dolce Aroma? Não tenho o manual e nan consigo nem no Google.fico agradecido.

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde, tenho uma chef crema e já fiz a limpeza do filtro e da saída do vapor, mas agora ela parou de purgar o vapor e não quer mais fazer café, o que devo fazer, a descalcificação que falaram no início deste site?

    ResponderExcluir
  94. Fiz a calcificação da máquina com cerveja, pois no calor a mesma agradeceu! deonatedados@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. Bom dia,

    Deste lado do Atlântico, em Lisboa, procuro a vossa ajuda (a globalização tem destas coisas).

    Numa máquina Saeco Stratos surgiu a mensagem "purgar".

    Realizei o ciclo de descalcificação e enxaguamento, após o que consegui tirar um café, mas foi o último. E saiu bem curto surgindo água por baixo da máquina.

    Agora surge a mensagem "purgar" e após abrir o botão de água quente, esta sai por pouco tempo parando logo de seguida com a mensagem "desligar água quente" mantendo-se a mensagem "purgar" e não sai disto.

    Há alguém, desse lado que me possa ajudar ?

    Agradeço antecipadamente a ajuda que me possa dar.

    (Uma vez que não sou técnico seria possível explicar o que fazer como se fosse para uma criança de 7 anos)

    Um abraço
    João

    ResponderExcluir
  96. Bom dia,

    Não sei o que deve fazer com a mensagem de purgar, mas aqui tem o video que explica o processo de descalcificação.

    https://www.youtube.com/watch?v=-ye7ke_PgPE

    Tente encontrar um tecnico competente. Boa sorte

    ResponderExcluir
  97. Alguem que venda placa da cafeteira infinito Merol ME 709 ?
    Se tiver favor me contatar pelo email :
    edilson454@hotmail.com

    ResponderExcluir
  98. Minha cafeteira delonghi magnífica,só está saindo água quente o pó cai todo no reservatório do pó o que ser?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!