quinta-feira, 30 de abril de 2009

Para depois do jantar .... Sambuca!


Depois de uma comida italiana no jantar, nada melhor que continuar nos sabores do velho continente para um fim de noite com os amigos.

A dica de hoje é o licor Sambuca.
Feito de óleos essenciais de anis estrelado, álcool de cereais e açúcar; o Sambuca tem um sabor marcante e bem característico.
Este licor teve sua origem em Civitavecchia, uma cidade e comuna de Roma, na Itália, há mais de 130 anos. Dizem que o nome Sambuca se deve aos navios que vinham do Oriente chamados Sambuq, carregados com uma bebida feita à base de anis.

O Sambuca é um dos mais tradicionais acompanhantes do café espresso na Itália, o Caffè Corretto.
A receita é basicamente pingar uma dose de licor no seu café espresso preparado normalmente, substituindo o açúcar. Geralmente é consumido após o almoço ou jantar.

Mas a grande dica de hoje é o Sambuca con mosca.

1 cálice de licor completamente cheio com Sambuca
3 grãos de café

Basta adicionar os grãos de café por cima do licor e flambar por uns 15 a 30 segundos. Assim o fogo libera o aroma do café à bebida e realça ainda mais o sabor do anis.
Cada um dos 3 grãos de café possui um significado: Saúde, Felicidade e Prosperidade.

Espero que tenham gostado da dica, e desejo um bom Sambuca pra todos.


PS: Minha marca favorita de Sambuca é o Sambuca Romana, que pode ser encontrado em lojas especializadas em bebidas finas. Porém se em sua cidade não tiver, segue o links abaixo para referência.

www.imigrantesbebidas.com.br - Diversas marcas de licores Sambuca

Referências:
www.lifeinitaly.com
www.molinari.it

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário!