Depois de uma comida italiana no jantar, nada melhor que continuar nos sabores do velho continente para um fim de noite com os amigos.
A dica de hoje é o licor Sambuca.
Feito de óleos essenciais de anis estrelado, álcool de cereais e açúcar; o Sambuca tem um sabor marcante e bem característico.
Este licor teve sua origem em Civitavecchia, uma cidade e comuna de Roma, na Itália, há mais de 130 anos. Dizem que o nome Sambuca se deve aos navios que vinham do Oriente chamados Sambuq, carregados com uma bebida feita à base de anis.
O Sambuca é um dos mais tradicionais acompanhantes do café espresso na Itália, o Caffè Corretto.
A receita é basicamente pingar uma dose de licor no seu café espresso preparado normalmente, substituindo o açúcar. Geralmente é consumido após o almoço ou jantar.
Mas a grande dica de hoje é o Sambuca con mosca.
1 cálice de licor completamente cheio com Sambuca
3 grãos de café
Basta adicionar os grãos de café por cima do licor e flambar por uns 15 a 30 segundos. Assim o fogo libera o aroma do café à bebida e realça ainda mais o sabor do anis.
Cada um dos 3 grãos de café possui um significado: Saúde, Felicidade e Prosperidade.
Espero que tenham gostado da dica, e desejo um bom Sambuca pra todos.
PS: Minha marca favorita de Sambuca é o Sambuca Romana, que pode ser encontrado em lojas especializadas em bebidas finas. Porém se em sua cidade não tiver, segue o links abaixo para referência.
www.imigrantesbebidas.com.br - Diversas marcas de licores Sambuca
Referências:
www.lifeinitaly.com
www.molinari.it
Sambuca boa é Molinari!
ResponderExcluir