domingo, 30 de agosto de 2009

Latte Art - Como iniciar na arte com leite

Dando continuidade sobre o post Cappuccino , segue um vídeo bem interessante pra Latte Art para iniciantes.
Dá dicas de vaporização, porém com detergente, inicialmente, evitando assim o desperdício de leite no treino. Além desta técnica, inicia também os conceitos de Latte Art e a maneira que devemos despejar o leite na xícara, com fluxo intermitente, entre outras dicas legais.

Espero que gostem!


Um abraço,

Luiz Carlos Ongaratto

7 comentários:

  1. A ARTE DO CAFÉ

    Ontem tivemos a grata satisfação de experimentar algo que antes não tinha visto no Pará. Ontem, Luiz nos apresentou um pouco da arte do café. Foi sensacional, não só pela bebida em sí, mas pela história do café como pano de fundo, o processo que tem toda uma ténica envolvida e o bate-papo que ele proporciona. Parabéns e obrigado por nos apresentar um pouco dessa arte do café, desejando muito sucesso.

    Abraços,

    Daniel Florenzano

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, sou um neófito em café e tenho uma máquina doméstica de 15Bar. Minha questão é que não consigo uma consistência legal na vaporização do leite, suficiente para fazer uma arte no café. Fica sempre ralo o leite. Gostaria de saber de vc se a utilização de leiteira INOX é imprescinsível. Outra coisa, leite desnatado serve para tal? Muito obrigado pelo espaço e pelo blog bastante didático. Valeu.
    Pimentel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maquina doméstica (15bar) não tem pressão suficiente para deixar o leite
      na consistência adequada. Tenho uma em casa, e uma profissional no trabalho...são beÊm diferentes. :)

      Excluir
  3. César...
    Nenhuma máquina doméstica faz leite vaporizado
    elas apenas espumam o leite, pois o vapor é em pouco volume e também é muito úmido.
    A leiteira é fundamental para vaporizar o leite, porém não funcionará tão bem com a máquina doméstica, pois o vapor não terá força para girar o leite dentro da leiteira.
    Qualquer leite vaporiza, até leite em pó e leite de soja, o importante não é a gordura, mas sim a proteína do leite que expande em alta temperatura, dando a textura que tanto se procura. Podes utilizar leite fresco, uht, integral, desnatado, semi-desnatado, em pó, o mais importante é que seja tipo A, para dar um sabor melhor e também segurança que não se tenha aditivos no leite.
    Um grande abraço
    Luiz Carlos Ongaratto

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Gostaria de treinar muito o latte art em casa.Porém não tenho máquina de expresso, question.. eu consigo o creme necessário na tuttocrema para tentar fazer algum desenho.
    Quais as dicas que vc dá para treinar o latte art em casa.
    Um abraço,
    Apreciadora de Café

    ResponderExcluir
  5. eu ja tentei fazer e não consegui. Eu trabalho num hotel e la tem as maquinas próprias par<a fazer so que não consigo. Eu tiro um expresso correcto? depois vaporizo o leite, só que o meu leite não fica com essa espessura. O leite que utilizo e meio gordo. Eu vaporizo de seguida coloco na chavena so que ele não tem força para ficar ém cima como devo fazer? se poder responder para o meu mail agradecia mario.s27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Luiz Carlos, pesquisei sobre o fato da proteína pela cremosidade do leite e encontrei isso que faz sentido:
    Sua informação procede, sim. A proteína em maior presença é a caseína, que possui o que chamamos de efeito surfactante, ou seja, modifica a tensão superficial do sistema em que está devido à sua estrutura molecular. Esta proteína é relativamente estável, o que significa que não se altera significativamente sob a ação da água proveniente da caldeira.
    No entanto, a cremosidade obtida após a vaporização tem na gordura um forte componente, que sofre um processo de quebra de suas partículas em diversas outras menores, que aumenta muito a área de contato com a água, o ar e a própria caseína.
    É como no ditado “A união faz a força.” No caso, faz o creme…

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!