sexta-feira, 22 de maio de 2009

Café com Leite - Dicas para preparar um Cappuccino

O leite é um dos principais parceiros do nosso café do dia a dia, estando presente diariamente na maioria dos lares brasileiros. O mesmo é um dos principais ingredientes para o preparo de bebidas com café, porém deve receber um tratamento especial para aproveitarmos todo o sabor e textura da bebida, pois o leite puro não tem uma harmonia muito grande com o café espresso antes de passar pelo processo de vaporização.

Antes de falar mais sobre esta técnica, é muito importante falar sobre a escolha do leite. É indispensável a utilização de um leite integral de boa qualidade (Tipo A), pois o mesmo terá a doçura e cremosidade desejadas.

A vaporização é uma técnica onde se colocar um jato de vapor em um recipiente com leite para obter mais cremosidade e fazer espuma de leite. Ele é encontrado em máquinas para espresso (uma haste de metal ou plástico, dependendo do modelo)

Para vaporizar o leite, devemos ter alguns acessórios que irão nos ajudar, como é o caso da leiteira. Quanto maior for a quantidade de leite vaporizado, maior deve ser a leiteira, porém eu prefiro uma leiteira pequena para ter mais controle no processo e não ferver o leite, acima da temperatura ideal. A temperatura ideal de vaporização é abaixo de 70ºC, é fácil de ser identificado: é o ponto máximo que você conseguirá segurar a leiteira sem queimar a mão.
Uma dica importante é sempre usar leite gelado na vaporização, pois o creme ficará mais consistente e mais firme, e nunca juntar leite fresco ao que já foi vaporizado, pois a formação do creme só se dá uma única vez.



A Vaporização

1-Acione o vaporizar de sua cafeteira e deixe-o ligado até que saia somente vapor, sem água. (Este processo demora mais em máquinas domésticas)

2-Insira a leiteira abaixo do bico do vaporizador, com este submerso no leite (uns 3cm) e abra totalmente o vapor.

3- O leite começará a se expandir, vá baixando aos poucos a leiteira. O leite praticamente deverá ter dobrado de volume.

4- Agora afunde o vaporizador completamente na leiteira, a incline e faça com que o leite se misture totalmente para que fique uniforme: sem separação de espuma e leite.

5- Desligue o vaporização e mexa a leiteira para eliminar as bolhas, você poderá bater a base a leiteira para ajudar na homogeinização



O Cappuccino

O cappuccino tem origem italiana, dos frades cappuccinos ou capuchinos (Brasil), de origem franciscana. O nome desta bebida remete aos frades por remeter à cor dos seus hábitos e o círculo marrom do café, lembra o corte de cabelo utilizado pelos mesmos.

A receita original possui somente leite e café espresso em sua composição, o uso de canela e chocolate é uma variação comum no Brasil, porém não mundialmente.

A dica de hoje é um preparo de cappuccino tradicional, porém pode ser adicionado de chocolate e especiarias de acordo com sua preferência.



Cappuccino Tradicional

1- Faça um leite vaporizado assim como o demonstrado anteriormente.

2- Faça um espresso como de costume, em uma xícara ou shot glass apropriados para café.

3- Pegue uma xícara para cappuccino, adicione o café e posteriormente o leite vaporizado. Basta servir.

(Uma colher pode ser utilizada para auxiliar a retirar a espuma de leite)


Assista ao vídeo e veja como é simples a vaporização do leite!




Um abraço,

Luiz Carlos Ongaratto

21 comentários:

  1. nao consigo fazer o creme do leite quando termina a vaporizacao

    denis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que baixar o recipiente e deixar a ponta do vaporizador tocando na superfície. Aí é só fazer movimentos circulares, baixar e levantar umas 2 ou 3 vezes.
      Eu tambèm demorei um pouco para aprender...

      Excluir
    2. Cara, eu vaporizo meu leite com um mini mixer. Vende em qualquer loja online (walmart, submarino, americanas, etc) custa em torno de R$ 30 e funciona com 2 pilhas. O meu eu comprei da britânia.
      Existem varios vídeos no youtube ensinando a vaporizar com esse aparelho. É bem prático e fica pronto em mo máximo 20 segundos.

      Excluir
  2. comprei uma cafeteira domestica delonghi ec9,e não consigo fazer o cafe capucino,alguem pode me ajudar,passoa apasso,agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Compre uma Nespresso i compre junto o aeroccino! muito pratico e ainda vai fazer o melhor cappuccino d sua vida!

    ResponderExcluir
  4. Consigo fazer com uma cafeteira doméstica da Philco, mas nas duas ou tres primeiras vezes saiu meio aguado mesmo, questão de prática com a máquina. Com DeLonghi, Cadence e outras encrencas é muito difícil mesmo. Já as tive e uma cheguei a devolver (Cadence) pois mais quebrava do que funcionava.

    ResponderExcluir
  5. posso fazer com leite o cappuccino tradicional
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. nooosa valeuuu vou fazer melhor cafe de matinhos obrigado aiii

    ResponderExcluir
  7. eu tenho uma cadence e consigo fazer certinho

    ResponderExcluir
  8. Estou para montar uma lanchonete e achei a dica muito útil. Abraços
    Christian Mendes, autor do Blog: Estradan Real

    ResponderExcluir
  9. estou trabalhando e nao estou conseguindo fazer a crema do leite

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto, Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma Mr. Coffe (http://www.mrcoffee.com/Product.aspx?pid=52) que trouxe de Miami e funciona perfeito com café moído em casa ou comprado. A espuma fica bem cremosa. Valeu pelas dicas!!!! Marcos

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber a quantidade de água para preparar a vaporização do leite. Grata, Marta.

    ResponderExcluir
  13. COMPREI 2 CAFETEIRAS UMA MALLORY VERONA OUTRA DA MUDIAL NENUMA DEI CONTA DE FAZER A ESPUMA NO LEITE MIM AJUDA JOTERZA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  14. COMPREI 2 CAFETEIRAS DA MALLORY VERONA NAÓ DEI CONTA DE FAZER A ESPUMA COMPREI UMA MUDIAL A MESMA CISA NAÓ DEU FAZER A ESPUMA NO LEITE MIM AJUDA JOTERZA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  15. Sou barista hoje,mas na verdade nunca fiz um curso de barista. Eu aprendi Qnd comecei a trabalhar no Califórnia Coffee.. Os meus capuccinos e as bê ida latte eram consideradas as melhores..ou seja mais saborosas..realmente não eh difícil, mas tem que ter equilíbrio, até mesmo para desenhar. Eh fácil fazer a espuma... Com um recipiente(leiteira) adicione o leite gelado, lembrando que sempre para obter a espuma o leite deve está sempre gelado e só pode ser usado única vez.. Se caso faça a segunda bebida, repita o processo novamente.. Com o vaporizador, vc solte primeiro o ar q eh necessário sair da maquina, vai diminuindo a velocidade do ar..ae eh só pó a leitura por baixo do vaporizador, começa em cima até cobrir o fechamento da boca do vaporizador, em comforme_se. Vai abaixando a leiteira,dps coloca até mais da metade o vaporizador até misturar todo o líquido. Fique seguro na leiteira, pois vai ajudar a vc a saber qual a temperatura certa.. Qnd seua não tiver mais suportando a quentura,já eh hora de tá pronto. Devagar,vai desligando o vaporizador.. Ae adicione o café expresso,, fala um sobe e desce na leiteira e um mexe tb vai ajudar.. Até acabar cm as bolhas..ae a espuma cai está concentrada, despeje um pouco do leite até um pouco mais da metade da xícara, em seguida acrescente a espuma, em conforme tem q está completamente cheia a xícara, ae se preferir pegue canela em pó e dar algumas sacudidas até distribuir para toda a xícara,não põe muito.. Não pode exagerar na dose.pq fica insuportável de tomar.. Põe pequena quantidade, mas q seja bem retribuída.. Ae pegue calda de chocolate e faça a decoração do seu jeito, vc pode usar um mechedor de expresso para facilitar a decoração. E pronto para tomar!!

    ResponderExcluir
  16. Sou barista hoje,mas na verdade nunca fiz um curso de barista. Eu aprendi Qnd comecei a trabalhar no Califórnia Coffee.. Os meus capuccinos e as bê ida latte eram consideradas as melhores..ou seja mais saborosas..realmente não eh difícil, mas tem que ter equilíbrio, até mesmo para desenhar. Eh fácil fazer a espuma... Com um recipiente(leiteira) adicione o leite gelado, lembrando que sempre para obter a espuma o leite deve está sempre gelado e só pode ser usado única vez.. Se caso faça a segunda bebida, repita o processo novamente.. Com o vaporizador, vc solte primeiro o ar q eh necessário sair da maquina, vai diminuindo a velocidade do ar..ae eh só pó a leitura por baixo do vaporizador, começa em cima até cobrir o fechamento da boca do vaporizador, em comforme_se. Vai abaixando a leiteira,dps coloca até mais da metade o vaporizador até misturar todo o líquido. Fique seguro na leiteira, pois vai ajudar a vc a saber qual a temperatura certa.. Qnd seua não tiver mais suportando a quentura,já eh hora de tá pronto. Devagar,vai desligando o vaporizador.. Ae adicione o café expresso,, fala um sobe e desce na leiteira e um mexe tb vai ajudar.. Até acabar cm as bolhas..ae a espuma cai está concentrada, despeje um pouco do leite até um pouco mais da metade da xícara, em seguida acrescente a espuma, em conforme tem q está completamente cheia a xícara, ae se preferir pegue canela em pó e dar algumas sacudidas até distribuir para toda a xícara,não põe muito.. Não pode exagerar na dose.pq fica insuportável de tomar.. Põe pequena quantidade, mas q seja bem retribuída.. Ae pegue calda de chocolate e faça a decoração do seu jeito, vc pode usar um mechedor de expresso para facilitar a decoração. E pronto para tomar!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!