quarta-feira, 6 de maio de 2009

Café Cultura, o melhor de Recife

Nesta terça feira (05/05), minha namorada, eu e um amigo, resolvemos criar um pouco de conteúdo para postar no blog, alguma coisa mais prática para vocês, sem posts muito técnicos, receitas ou "acompanhantes" do café.
Fomos ao Café Cultura, que fica na Livraria Cultura no Paço Alfândega, um dos mais importantes pontos turísticos da cidade de Recife-PE, no bairro do Recife Antigo.


Chegamos lá e pedimos o menu, composto por espressos especiais e outras receitas de café, desenvolvidas pelo barista da casa. Decidimos pedir os espressos com grãos da Suplicy Cafés Especiais, um dos carros-chefe do cardápio, os quais são disponíveis com a torra clara, média, escura e um blend com 80% de torra escura com 20% de torra média.

Iniciamos pelo torra clara e torra média, ambos muito bem tirados, com a crema duradoura e de cor de avelã com reflexos avermelhados e tons de marrom-escuro. Assim que terminamos os cafés, uma das proprietárias do Café Cultura, Ana Claudia Benfato, veio nos atender, perguntando se tínhamos apreciado a bebida, e nos perguntou se estávamos fazendo alguma experiência, creio que ela percebeu que nós cheirávamos o café, e a cada gole, fazíamos alguns comentários sobre o sabor, corpo, aroma, etc. Ela nos atendeu muito bem e nos explicou cada etapa do processo para tirar um espresso perfeito, além de falar um pouco mais sobre as torras e os cafés oferecidos pelo estabelecimento. Ainda nos sugeriu, depois de ouvir a nossa opinião sobre os cafés, provar os outros espressos da casa: um blend e um torra escura, mais encorpados, com menos acidez e mais equilibrados, de acordo com nossos gostos.

Ana Claudia ainda nos contou sobre o hábito do Recifense em tomar café, onde no início foi bem difícil agradar os clientes, pois não conheciam muito os sabores do espresso, e muitas vezes tinham medo de pedir, por pensar que tinham um sabor muito forte. Porém ela nos contou que hoje, o consumidor está muito mais exigente em relação ao café, em relação ao sabor, aroma, crema, corpo, o que demanda muito mais qualidade e inovação por parte do Café.


Então a dica de hoje é o Café Cultura, sem dúvida o melhor café de Recife, na opinião de muitos apreciadores, que inclusive devem usar o pretexto de ir na livraria só para tomar um café.

Queria deixar nossos agredecimentos à Ana, que nos atendeu muito bem e deu um grande apoio ao blog Espaço do Café.

Nota:
Cafés Suplicy
Torra Clara: café mais "suave" com menos corpo, sabor frutado, com alta acidez. Vem da Fazenda Santa Izabel, Ouro Fino, Sul de Minas.
Torra Média: sabor mais equilibrado, bom corpo, baixa acidez. Vem da Fazenda Santa Izabel, Ouro Fino, Sul de Minas, também.
Torra Escura: sabor mais forte, bom corpo, notas de chocolate. Vem da Fazenda Castelhana, Monte Carmelo, Cerrado de Minas.
Para você que não mora em Recife, acesse o site www.suplicycafes.com.br e veja se alguma cafeteria em sua cidade trabalha com os cafés Suplicy, ou se desejar, entre na loja virtual deles, para fazer as suas próprias criações em casa.
Um abraço,
Luiz Carlos Ongaratto

10 comentários:

  1. Particularmente, eu não sou muito apreciador do Café Suplicy - Torra Média, o que eu já provei.
    Achei o café sem corpo com pouco retrogosto, falta identidade pra ele.
    Recomendo o Café Dona Mathilde ou o Café Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o café cultura é muito bom. Mas pra mim o melhor mesmo é o Castigliani, que fica no cinema da fundação. Lá eles tbm usam Café Suplicy. Eles foram os primeiros a trazerem pra cá. Só peço curto e tomo sem açucar. Não tem igual.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da idéia, é assim que iniciamos, com uma idéia e no Recife/Nordeste não há algo parcido. Como sugestão, criar um grupo de degustadores/apreciadores do bom café, como os apreciadores do vinho e seguir em frente.
    Parabéns
    Humberto

    ResponderExcluir
  4. Adorei o site, e o incentivo que você está dando para que as pessoas saibam mais, e apreciem uma boa bebida.
    Ficamos muito felizes em receber esta nota dada como o " Melhor Café de Recife".
    Obrigada,
    Um grande abraço
    Ana claudia Benfato

    ResponderExcluir
  5. Agradeço ao Espaço pela nota referindo-se ao Café Cultura como o "Melhor de Recife".

    Estamos neste espaço há cinco anos e abrimos com a Livraria Cultura, temos feito o possível para trazer o melhor grão e tipos de café's como Blend's Composto de (70% cerrado + 30% Sul de Minas), nosso carro chefe, sua nota e perfeita corpo intenso, aroma complexo, aftertaste licoroso, acidez baixa, doçura intensa, amargor baixo. Temos também
    Cerrado de Minas Aroma achocolatado entre outros.
    O que faz a diferença , o processo de preparação a qualidade dos ingredientes e o mais importante, a mão do Barista, especialista na arte de preparar café, fazem uma enorme diferença na qualidade da bebida dentor de sua xícara.
    Estamos felizes em compartilhar esses grãos considerado como um dos melhores de São Paulo e agora com vocês em Recife, Obrigada pelo carinho..

    Barbara Benfato
    Café Cultura e equipe.

    ResponderExcluir
  6. ja foi melhor pois quando conheci o café era santo grão, e os baristas Edvaldo e Victor e que operavam a maquina como niguem.

    ResponderExcluir
  7. Quando tinha o Café Santo Grão era bem melhor, mas ainda é um local agradável independente do café.

    Jeyne Hellen

    ResponderExcluir
  8. Estive na Cafeteria Ayam Grão/Café Cultura e me surpreendi com seis moinhos, cada grão com sua personalidade, pois eles contam com, Cerrado de Minas,Sul de Minas, Blend uma composição de grãos feito pelo suplicy especialmente para cafeteria,sem falar que trabalham com o Alta Mogiana do Octavio café ou seja os melhores cafes de São Paulo em Recife. Parabéns as Proprietárias por ter esse diferencia e essa ousadia de apostar e ter a coragem de trabalhar com bons cafés,isso faz a diferença...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!