sexta-feira, 15 de maio de 2009

Como apreciar um bom café

Há alguns dias, amigos me pediram para que colocasse um post ensinando como apreciar um bom café, o que devemos levar em conta na hora do preparo, as formas de preparo, os sabores, aromas, entre outras qualidades. Muito se deve ao fato dessas informações estarem um pouco perdidas no blog, ou pela falta de conhecimento para conseguirem sentir o sabor descrito nas postagens anteriores.
Sendo assim, vou dedicar uma série de postagens que vão desde os tipos de café, preparo e degustação, creio que assim, muitas dúvidas poderão ser tiradas e nós poderemos consumir um café com mais qualidade e propriedade na classificação.

Hoje, falarei um pouco sobre as formas de preparo e os tipos de café que deve ser empregado em cada uma delas, pois não podemos fazer um café espresso, com um café preparado para coador, por exemplo.

Métodos de preparo do Café

Coador: Mais popular no Brasil, e também o mais simples. Basta adicionar o pó no filtro de pano ou de papel e água quente, porém nunca deve-se deixar a água ferver ou misturá-la com o pó, pois com o contato prolongado a bebida tente a ficar com sabor amargo e desagradável, também não se deve torcer o coador ou mexer com a colher. Quando bem preparada, terá um sabor suave.

Cafeteira Elétrica: Mais prático e cada vez mais utilizado. O método é o mesmo descrito acima, porém a máquina já fornece a água na temperatura certa e passa pelo filtro com o pó, sendo armazenada em um recipiente aquecido, logo abaixo.

Café Solúvel: Basta adicionar água quente ao pó. É mais comum o seu consumo em países com baixa tradição no consumo de café, como a Rússia, mas também é consumido no Brasil, muitas vezes misturando-se no leite, porém quando preparado puro, com água, tem sabor amargo e desagradável a paladares mais exigentes.
Cafeteira Italiana (Mocha): Esta cafeteira faz um café bem próximo ao espresso, uma bebida mais forte. A Mocha possuiu 3 partes: o inferior, onde colocamos água, no meio, onde localiza-se o filtro, colocamos o café, e o terceiro, onde após levarmos ao fogo, o vapor d'água sobre, passa pelo café e pelo filtro, e fica pronto, sendo armazenado no mesmo, pronto para consumo. Dica: Quando iniciar a fervura da água e o café começar a passar pela Cafeteira, você irá ouvir um barulho típico de borbulhas, e quando esse barulho se encerrar (aguarde uns 15 segundos de espaçamento), o café estará pronto.

Cona Vácuo (Balão de Vidro): Esse método não é tão comum no Brasil, porém é bem interessante (como podemos ver na foto): Dois balões de vidro, conectados com um filtro entre eles, embaixo há uma chama. Coloca-se o pó de café na parte de cima, acendemos a chama na parte inferior, e a água evaporará para a parte superior, misturando-se com o café, logo em seguida deve ser desligada a chama. O café passará pelo filtro e quando esta operação terminar, estará pronto, assim, tiramos a parte de cima e servimos o café.
Prensa Francesa (French Press): Bem conhecido na Europa, este sistema utiliza um êmbolo para separar o pó (borra) do café. Geralmente se coloca 4 colheres de café em pó e água fervente. Após um certo tempo, em torno de 5 minutos, pressiona-se o filtro até o final, onde o café filtrado fica na parte de cima e a borra fica no fundo, separada, após esta operação, está pronto para servir. Este método é considerado por muitos europeus (creio que os franceses, por inveja dos italianos que inventaram o Espresso e a Mocha) o único método de tomar café, podendo apreciar uma bebida de qualidade, creio que valha a pena testar...

Espresso: Este método é o que mais evolui com o tempo, e o único que permite retirar do café todo seu potencial, extraindo óleos do grão, aroma, sabor, corpo e características únicas, o que merece um post só para ele...somente pra explicar o seu funcionamento....


Tipo de Moagem para cada método:

Um ponto importante para o preparo correto do café é o tipo de moagem. Cada método tem um tempo de contato da água com o pó, extraindo assim, o melhor do sabor de café. No caso de prepararmos um espresso, com moagem grossa, a bebida ficará fraca, devido ao tempo de contato que é bem curto; o inverso também acontece se colocarmos uma moagem fina para preparar um café na Mocha, onde o pó passará para a bebida, além de dar um gosto mais amargo e forte ao café.
Fina: Exclusiva para Espresso
Média: Para filtração (filtro de papel, coador)
Grossa: Cafeteira Italiana (Mocha) e French Press.

Fonte: Guia do Barista. 2a. Edição

Espero que algumas das dúvidas ou curiosidades tenham sido atendidas.
Caso queiram saber mais detalhes, deixem um comentário ou enviem um e-mail para mim, ok?

Um grande abraço,
Luiz Carlos Ongaratto

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário!