sexta-feira, 8 de maio de 2009

O sabor brasileiro de café

No Brasil, o café é produzido em apenas algumas regiões, cada uma com características bem definidas devido à variação de grãos, solo, clima e outras peculiaridades de cada local.
O post de hoje falará um pouco sobre cada uma dessas regiões e qual a melhor forma de misturar esses grãos para obter blends perfeitos e experiências de sabor.
O blend é uma mistura de grãos ou cafés, podendo ser das mais diversas regiões do Brasil e do mundo, através dele podemos desenvolver uma bebida que agrade os mais diversos paladares, onde pode-se "corrigir" um café, adicionando mais corpo, aroma, aftertaste, acidez, adstringência etc.

Cada café possui um sabor muito peculiar, cabendo ao barista saber extrair e combinar o melhor dos grãos e diferentes torras, fazendo assim uma bebida balanceada sem exageros
Os blends mais populares são feitos com grãos verdes e, posteriormente, torrados uniformemente, o que compromete o sabor, pois cada café tem o seu tempo de torra ideal para liberar todo o aroma e sabor, o que acaba não ocorrendo.

Os blends especiais tipo gourmet são feitos com grãos torrados separadamente, e posteriormente misturados em quantidade ilimitada, de acordo com o tipo de bebida desejado.

Basicamente este processo dá-se da seguinte forma: um café-base, que compões 30%-60% do blend, geralmente um café neutro, com baixa acidez, leve doçura e sem notas pronunciadas; neste café é inserido os cafés reguladores, que vão dar os toques e notas, além de acidez, adstringência e aroma desejados. O Brasil é um grande exportador de cafés-base para os blends do mundo todo, pois possui as características mencionadas, com alta qualidade nos grãos, além de uma boa relação custo-benefício.
Abaixo segue uma lista das regiões produtoras do Brasil, com cada característica do café das regiões, assim, podemos ter uma noção melhor do produto que estamos comprando no supermercado ou loja especializada, e saber decifrar as informações que estão nas embalagens, sempre muito preciosas.

Terroir do Brasil

Sul de Minas (Montanhas): Corpo aveludado, acidez alta, adocicado, com notas de caramelo, chocolate, amêndoa, cítricas e frutadas.
Sul de Minas (Sudoeste): Corpo médio, acidez alta, levemente adocicado, com notas florais e cítricas.
Norte do Paraná: Corpo médio, doce, com acidez média e notas de chocolate e caramelo.
Cerrado Mineiro: Encorpado e com acidez de média a baixa, aroma e sabor adocicados, com notas de chocolate.
Alta Sorocabana(SP): Corpo médio, elegante, com acidez cítrica, aromas de erva-cidreira e capim-limão e finalização adocicada.
Matas de Minas (Norte): Corpo médio e com acidez alta e notas cítricas.
Média Mogiana (SP): Encorpado, com acidez média e notas de chocolate e cítricas.
Planalto de Bahia: Encorpado e aveludado, adocicado, com acidez cítrica, notas de nozes e chocolate e final prolongado.
Alta Mogiana (SP): Encorpado, com acidez alta e notas de chocolate, caramelo e cítricas.
Montanhas do Espírito Santo: Encorpado e com acidez de média a alta, apresenta doçura e boa complexidade de aromas.
Matas de Minhas (Sul): Corpo médio a encorpado, acidez moderada, doçura alta, com aroma de achocolatado e sabor cítrico.
Alta Paulista (SP): Pouco corpo, com baixa acidez.
Oeste da Bahia: Encorpado, com baixa acidez.


Fonte: Revista Espresso nº23. Para assinar : http://www.revistaespresso.com.br/ - Ótima revista pra quem é um amante do café, bem informativa e com matérias interessantes.

Espero que tenham gostado, na próxima semana dedicarei um espaço só para os cafés internacionais e informações de mercado.

Um abraço,
Luiz Carlos Ongaratto


Um comentário:

  1. comentários muito úteis - procuro um café brasileiro com baixa acidez e aqui encontrei a boa informação

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!